Translate

29 de novembro de 2011

'Guarda Municipal não precisa de arma', defende Rodrigo Pimentel

'A Guarda tem um papel importante: evitar o pequeno delito. Mas, para isso, não precisa de arma', afirma o comentarista de segurança pública.


As Guardas Municipais, que surgiram depois da Constituição de 1988, não eram pra ser uma polícia de cada prefeitura. O município pode construir sua Guarda Municipal para proteger seu bem, seu serviço e seu patrimônio. Ela não tem poder de polícia, não pode abordar.
Então o juiz coloca: “Como o guarda vai enfrentar o bandido?”. Mas ele não serve para enfrentar o bandido; serve para prevenir o pequeno delito. A sociedade não quer mais uma polícia, já tem polícia demais no país.
Mas a Guarda Municipal tem um papel importante, que é evitar o pequeno delito na praça, na escola, na frente da prefeitura. Essa é a função que a Constituição de 1988 fez previsão. Mas, para isso, não precisa de arma. Nenhum guarda estava utilizando arma não-letal, que é o que tem de mais moderno, que se utiliza na polícia preventiva no mundo inteiro.
A Guarda Municipal tem de ter um bom rádio para falar com a Polícia Militar. Isso é prevenção. O bandido não se estabelece onde você tem comunicação, articulação e presença do guarda. Até os municípios com menos de 50 mil habitantes têm Polícia Militar, que anda armada.

Um comentário:

  1. hojé infelizmente o senhor fez um comentário no bom dia brasil que foi lamentavel dizer que o brasil ja tem policia demais e que a guarda municipal não precisa de armas então o senhor retira ou da a ideia para retira o armamento dos vigilantes de banco de carro forte e etc. como é que eu posso faser segurança sem fazer a minha propiasei que arma não é sinonimo de segurança mais p/ quem faz da uma sensação da mesma vc acha que o bandido teme a policia militar so porcalsa da cara feia de algus policiais a guarda municipal so esta fazendo o que o estado não esta dando conta o brasil já tem policia demais? tem cidade na bahia e em pernabuco que so tem 2 policiais para uma população de 20,30 mil abtantes. um comentario desses só poderia parte de um oficial da policia militar ainda bém que p/ os olhos do governo nos estamos no plano nacional de segurança publica e logo-logo estaremos fazendo algo importate p/ esse pais.

    ResponderExcluir