Translate

20 de dezembro de 2011

Projeto Guarda Mirim/Anjos da Guarda é implantado em Juazeiro

O Projeto Guarda Mirim/Anjos da Guarda foi apresentado neste sábado (17), pela manhã, no Colégio CAIC, localizado no bairro Malhada da Areia, juntamente com a primeira turma do curso de formação Guarda Mirim, coordenado pela Guarda Municipal de Juazeiro e na companhia de parceiros e orientadores do curso. 



Por Clarissa Moreira/Ascom

Na oportunidade, familiares das 34 crianças, que há dois meses fazem parte da primeira turma, prestigiaram o lançamento do projeto apresentado e dirigido pela Guarda Municipal de Juazeiro, onde foi explicado através de slides pela coordenadora geral do projeto Hermínia Dias dos Santos.


Na oportunidade, familiares das 34 crianças, que há dois meses fazem parte da primeira turma, prestigiaram o lançamento do projeto apresentado e dirigido pela Guarda Municipal de Juazeiro, onde foi explicado através de slides pela coordenadora geral do projeto Hermínia Dias dos Santos.
O Projeto consiste em proporcionar as crianças e adolescentes um acompanhamento no ambiente educacional que vai muito além das atividades disciplinares desenvolvidas pelas escolas. Melhorar o comportamento educacional, social e familiar é o objetivo geral da ação, pois a partir daí será trabalhado o objetivo específico que definirá novos valores éticos, cidadania e consciência individual e coletiva. A coordenadora geral e pedagoga Hermínia Dias falou sobre o curso destacando a matéria de ‘ordem unida’ que trata de assuntos temáticos como bullying, causas da 

violência, gravidez na adolescência e outros temas que afetam a sociedade e estão incluídos na problemática do jovem. “Trabalhamos a consciência através de uma disciplina comportamental para que eles identifiquem o problema de acordo a uma ação preventiva resgatando valores e ajudando os pais”, disse Hermínia.
O curso tem duração de 1 ano, e com a ajuda de 13 guardas municipais, escolhidos por se destacarem pelos seus talentos, foi composto uma equipe técnica onde juntos orientam alunos de 8 a 16 anos de idade nessa jornada de mudanças. Aulas de música, artesanato, educação física, ordem unida são algumas das lições passadas todos os sábados na escola, dia escolhido para o curso. “Ter postura, saber se vestir, manter a roupa limpa, ter bons modos, manter-se calmo diante de situações difíceis, em tudo a gente orienta o aluno”, afirmou Marcos Roberto, guarda municipal e coordenador pedagógico do projeto. Ele ainda completou citando que não é fácil essa transformação, pois as crianças normalmente vivem em um ambiente violento, ou tem exemplos violentos fora de casa, e vivem achando que é para ter medo de polícia. “São depoimentos deles próprios, pois acabam contando para gente. É um desafio, mas o segredo está em querer fazer, e estamos aqui assumindo esse papel de orientadores”, disse.


Representando o prefeito Isaac Carvalho, o chefe de gabinete Roosvelt Duarte parabenizou a Guarda pelo projeto. “Esta é uma iniciativa que já nasce grande. A melhor forma de combater o mal é andar em ordem e ordem a Guarda Municipal tem; e que bom que encontrou nesses jovens a oportunidade de fazer uma transformação social, educacional na vida de cada um”. 
“Apenas com dois meses de curso já vejo diferença no comportamento deles”, afirmou Perpétua Morais, vice-gestora do Colégio CAIC. Perpétua testemunha essa mudança desde o começo. Presente junto à coordenação do Colégio, ela garante que vai continuarparceira do projeto: “Vamos abrir novas turmas ano que vem. Os alunos que não estão participando já enxergam os colegas do curso Guarda Mirim de outra forma, e querem seguir o mesmo exemplo. As famílias também no começo não compreenderam a proposta, mas agora já sentem a diferença no filho”. 


Josenice Conceição Lima festeja em ver o filho entre os 34 da primeira turma. “Ele está diferente. Não é mais violento, tem paciência em casa, agora cuida da irmã e até me ajuda lavando a farda dele. Está educado comigo e mais responsável, pois além de lavar a própria farda ele mesmo se preocupa em acordar cedo para ir a escola”, disse a mãe feliz por Joesley Lima de Souza. “Fico ansioso para que chegue o sábado logo, quando tem o curso”, afirmou Joesley.

Esta é a primeira de muitas turmas Anjos da Guarda de Juazeiro que ainda irão se formar. A Guarda Municipal está atenta e cuida das questões preventivas através do acompanhamento familiar e visitas. Recebendo ajuda de parceiros, amigos policiais federais, colaboradores voluntários e escolas, o projeto mantém não só seu nível de ensino como também de utilidades e materiais escolares. “O colégio CAIC foi o primeiro procurado para que se implantasse o projeto por se tratar de uma escola localizada na periferia. Falta de disciplina é o que mais atrapalha o aprendizado do aluno, por isso estamos aqui. Para fazer desses jovens verdadeiros Anjos da Guarda”, disse Hermínia Dias, coordenadora geral do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário