Translate

5 de dezembro de 2011

Risco de epidemia de dengue ameaça 48 cidades, diz governo

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que, nestas cidades, quase 4% das casas pesquisadas apresentaram larvas do mosquito transmissor da doença

                                           Fábio Rodrigues/Agência Brasi
Combate à dengue
Campanha de prevenção: segundo Ministério da Saúde,
 número de casos de dengue entre janeiro e novembro
 de 2011 é 25% menor do que no mesmo período de 2010

São Paulo – Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e divulgado hoje mostra que há 48 cidades brasileiras em situação de risco para ocorrência de um surto de dengue. Ao todo, o ministério pesquisou 561 municípios.
O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) foi realizado entre outubro e novembro deste ano. Ele mostra que aproximadamente 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue.
A partir dos dados, o ministério constatou ainda que, nos municípios em risco, 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito transmissor da doença. Há ainda outras 216 cidades em situação de alerta (com índice entre 1% e 3,9% de casas com larvas do mosquito).
Os municípios em situação de risco estão localizados em 16 estados brasileiros. Três capitais – Rio Branco, Porto Velho e Cuiabá – estão na lista. Salvador e Recife têm índices de infestação de 3,5% e 3,1%, respectivamente.
Até o fim de novembro foram notificados 742,3 mil casos suspeitos de dengue no país. Segundo o Ministério da Saúde, o número representa uma redução de 25% na comparação com o ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário