Translate

26 de julho de 2012

Homem pede desculpa por ter provocado equívoco que levou irmão à prisão

O alvará que Rosemário tinha em mãos, porém, é datado de mais de sete meses atrás. Apesar de o documento ter sido expedido em 5 de dezembro de 2011, Rosemário só saiu da cadeia ontem


Com informações do Correio 24h
Foto: Almiro Lopes

Irmãos se reencontraram após saída de Rosemário da prisão
Por: Alexandre Lyrio 
alexandre.lyrio@redebahia.com.br
O aperto de mão e o abraço forte acompanharam algumas poucas palavras: “Me perdoe, meu irmão. Me perdoe. O que fiz não é papel de homem”. Ao ser libertado ontem de forma surpreendente, Rosemário Alves Maciel, 24, saiu da penitenciária direto para o bairro da Cidade Nova. O objetivo era pedir desculpas ao irmão, Romário Alves Maciel, 25.      
Preso desde janeiro de 2011 no Presídio Salvador, na Mata Escura, Rosemário levou um susto quando, por volta das 15h, através de um carcereiro, ficou sabendo que havia um alvará de soltura em seu nome. Não pensou duas vezes e pegou um ônibus até a casa da avó, onde Romário está morando desde que foi solto, há uma semana.
Aí quem tomou o susto foi Romário e o resto da família. “Quando vi ele na porta levei um choque”, contou Romário. A Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária (Seap) confirmou que Rosemário estava em prisão provisória e esperava julgamento por causa do roubo de um celular em um assalto que cometeu no início do ano passado.
Nesta quarta (25), segundo a Seap, ele obteve o direito de responder ao crime em liberdade. A direção do Presídio Salvador informou que o alvará foi expedido pelo juiz José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira, titular da 11ª Vara Criminal. O alvará que Rosemário tinha em mãos, porém, é assinado pela juíza Soraya Moradillo Pinto, da 4ª Vara Criminal, e é datado de mais de sete meses atrás.
Apesar de o documento ter sido expedido em 5 de dezembro de 2011, Rosemário só saiu da cadeia ontem,  um dia depois de o CORREIO divulgar que Rosemário estava preso. Em 2008, Rosemário Alves Maciel foi preso em flagrante por ter roubado um celular, R$ 5 e US$ 1, na Cidade Baixa.
Ao ser ouvido, sem documentos, deu o nome do irmão no lugar do seu. Fugiu e fez com que o nome de Romário constasse como foragido. Depois de brigar com a esposa, Romário foi denunciado por ameaça. O suficiente para que a polícia o localizasse e prendesse por 84 dias.
Rosemário tentou justificar tudo. “Tive medo de morrer porque eu já tinha muitos antecedentes. O pessoal dizia: ‘se saia da área porque a polícia quer te ‘queimar’”. O rapaz também denunciou que foi torturado por policiais. “Botaram saco na minha cabeça e deram choque. Achei que ia morrer”, repetiu.
A explicação para os roubos? “Droga. Usava pedra, pó e maconha. Precisava de dinheiro”, afirmou Rosemário, que diz ter começado a usar maconha aos 7 anos. “Mas não uso nada há mais de um ano e meio”. Rosemário, que só estudou até a 1ª série e hoje sequer sabe assinar o nome, garantiu que aprendeu a lição. “Pela primeira vez vi que tenho família. Vou botar minha cabeça no lugar”, prometeu.
Na sexta-feira passada, já havia pedido a dois ex-colegas para levarem um recado à sua família, informando-os de que estava preso. “A gente achava que ele tava era morto”, disse Romário. Nos 19 meses que foi mantido em prisão provisória, Romário garante que não recebeu atendimento de qualquer advogado ou Defensor Público.
O CORREIO, por sua vez, teve acesso ao processo criminal que culminou na condenação do inocente Romário. Nele, consta o nome da delegada Acácia de Oliveira Nunes como a autoridade policial que, em 22 de janeiro de 2008, lavrou o flagrante de Rosemário como se fosse Romário.
Teria sido dela a falha de não solicitar a identificação criminal (comparação de digitais) do preso. “Na época ninguém me levou para fazer exame nenhum”, confirmou Rosemário. Agora, é esperar pela regeneração do rapaz, da qual sua própria avó, dona Rita, não tem tanta certeza. “Vou ser sincera com você. Só Deus para botar juízo aí. Espero que ele tome vergonha”.
Fonte: Correio 24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário