Mais que um feriado: a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes da história, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Na próxima sexta-feira (07), o Brasil completa 190 anos de independência e, Petrolina já está com todos os preparativos prontos para comemorar o dia.
No desfile cívico, após o hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da prefeitura municipal, às 8h, as tropas militares vão desfilar pelas avenidas Souza Filho e Guararapes, a partir das 9h45. A ordem do desfile será a seguinte: Colégio da Policia Militar, Marinha, Exército, Aeronáutica, Policia Militar, 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Policia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Guardas Mirins. Só do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, unidade do Exército em Petrolina, devem desfilar cerca de 400 homens, além de veículos e equipamentos que são utilizados em treinamentos da tropa.
Em 1822, muitas tentativas de libertação ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Entre eles, Tiradentes que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal pelo domínio do Brasil e proclamou o grito de independência tão estudado nas escolas: " Independência ou Morte !".
Para o comandante do 72 BI, Coronel James Corlet, é importante participar e cultuar o civismo em favor do respeito à nossa nação. ''É importante cultuar o civismo, é o modo que temos de exteriorizar esse sentimento, participar com entusiasmo do desfile, preservar nossa memória, fazer apologia aos nossos valores cívicos. É um aprendizado que deve ser passado para as futuras gerações'', enfatizou o comandante.
Foto: Ilustrativa Google
Blog do Geraldo José
Nenhum comentário:
Postar um comentário