Translate

31 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) ENCERRA A CAPACITAÇÃO DE MANUSEIO DE PISTOLA ELÉTRICA



O curso capacitou 1000 agentes de segurança, sendo 730 Guardas Municipais de Fortaleza e 270 do interior

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Guarda Municipal e Defesa Civil (GMF) encerrou nesse sábado (27) a parte prática do Curso Operacional de Manuseio de Pistola de Descarga Elétrica. O treinamento teve carga horário de 16h e foi coordenado pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro). As aulas ministradas pelo Núcleo de Pesquisas Sociais (Nupes) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
O curso capacitou 1.000 agentes de segurança, sendo 730 guardas municipais de Fortaleza, e as demais 270 vagas, foram disponibilizadas às Guardas Municipais do interior do Ceará, à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS), às Polícias Civil e Militar, à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Polícia Federal (PF).
As aulas práticas foram ministradas por profissionais habilitados na área, com credenciamento e contratados pela Nupes. O intuito foi disseminar ensinamentos sobre o manuseio da pistola, como o controle de tempo de disparo, manuseio da munição, cuidados com os cartuchos, tipos de abordagens em situações adversas, estudos de casos, entre outros. Segundo o instrutor, Daniel Ferreira, o manuseio da pistola elétrica é de grande importância tanto para a proteção do agente, do cidadão e do próprio suspeito.
Cada aluno passará por um teste que avaliará pontos essenciais para a aprovação. Alguns pontos avaliados são: trava de segurança, necessidade do uso da pistola, domínio do gatilho, distância do disparo, abordagem, entre outros. O resultado e entrega dos certificados emitidos pelo Iepro, com carga horária de 40h/aula, está previsto para o dia 05 de novembro, durante a abertura dos seminários extras.
Os seminários serão temáticos e acontecerão de 05 a 08 de novembro, no Centro Cultural do Parlamento Cearense, na Assembleia Legislativa. Serão discutidos temas como Direitos Humanos; Liderança, Chefia e Hierarquia; Sociologia do Crime e da Violência; Procedimentos em Delegacia; Uso da Força e Mediação de Conflitos.
Saiba mais

O treinamento de manuseio da pistola elétrica iniciou dia 16 de agosto e foi composto por aulas teóricas, práticas e seminários, somatizando 40h/aula. Esta é a segunda vez que a instituição capacita os servidores em pistola elétrica. A primeira etapa aconteceu em 2010, onde foram treinados 200 servidores, com um total de 22h/aula. Na mesma época foram adquiridos 50 equipamentos através de convênio com o Ministério da Justiça. E agora, a instituição recebeu a doação de mais 270 pistolas elétricas, com a devida autorização do Ministério da Defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário