Translate

28 de junho de 2013

Secretaria desmente denúncia de adolescente e garante que guardas municipais é que foram agredidos

Guarda Municipal

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina enviou uma nota ao Blog nesta quinta-feira (27) esclarecendo a denúncia de que um adolescente de 17 anos de idade teria sido espancado por guardas municipais no Pátio Ana das Carrancas, local do São João do Vale.
A nota informa justamente ao contrário: que os guardas foram agredidos fisicamente por membros de uma gangue que estavam brigando próximo ao palco. Um adolescente de 18 anos foi preso e um menor de 17 anos detido e encaminhado aos órgãos do Poder Judiciário.
Segundo a Secretaria de Segurança Cidadã, os guardas agiram de acordo com a lei e isso será comprovado através do inquérito policial e de uma possível ação penal, se for o caso.
Confiram:
A Secretaria de Segurança Cidadã e o comando da Guarda Municipal, através de sua assessoria, vem esclarecer à sociedade petrolinense o fato ocorrido na noite do dia 25/06/2013, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.
Por volta das 2h50, uma das patrulhas da Guarda Municipal foi acionada por populares para conter uma briga que estava ocorrendo nas proximidades do palco principal, quando na ocasião se deparou com um princípio de rixa. No momento da abordagem, populares informaram que os participantes da rixa faziam parte do grupo juvenil nomeado como “Gangue do Boné”.
No local, havia aproximadamente 20 integrantes desse grupo e todos usavam boné. A patrulha da Guarda, composta por quatro GM’s, ao intervir para coibir a desordem (rixa), foi atacada e agredida fisicamente com socos e pontapés pelos membros da citada gangue, os quais só pararam de agredi-los quando um dos guardas fez menção de sacar a arma.
Na ocasião, a patrulha da Guarda conseguiu deter dois membros da referida gangue, autores da agressão aos GM’s. Um deles, por ser maior de dezoito anos, foi encaminhado para o posto de comando Polícia Militar e, o outro agressor menor de idade, foi conduzido aos agentes de proteção do Poder Judiciário para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
Com relação às insinuações de que os guardas municipais agiram com excesso, agredindo fisicamente as pessoas envolvidas na briga, merece registrar que em momento algum houve qualquer excesso ou abuso por parte da Guarda Municipal em suas atuações, tendo esta atuado no exercício regular de suas funções e conforme a legalidade, conforme restará devidamente comprovado na fase investigatória (inquérito policial), eventual ação penal (processo), bem como no Processo Administrativo Disciplinar que fora instaurado.
Por fim, merece registrar que a Guarda Municipal tem um grande compromisso com as pessoas desta cidade, no sentido de colaborar na manutenção da ordem, e vela pela proteção de todos que a compõem, sempre adotando as medidas cabíveis com a prudência e com a moral, agindo de forma subsidiaria no auxílio das polícias Civil e Militar , não sendo admissível em hipótese alguma, que notícias desse tipo venham macular o bom nome desta instituição que honra com seus deveres e cumpre fidedignamente os seus compromissos.
Secretaria de Segurança Cidadã e comando da Guarda Municipal de Petrolina
Blog do Carlos Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário