Translate

28 de junho de 2013

Seminário debaterá ampliação do papel das guardas municipais

A Comissão de Legislação Participativa realizará no próximo dia 3 de julho o V Seminário Nacional Guardas Municipais e Segurança Pública. O debate, que foi proposto pela organização não governamental SOS Segurança Dá Vida, será realizado a partir das 9 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Seminário debaterá ampliação do papel das guardas municipais
CLP realiza seminário nacional dos guardas municipais
Serão abordadas questões como a caracterização das guardas municipais na qualidade de órgãos de segurança pública, o seu emprego em atividades de defesa civil, seu preparo e as garantias que devem ser asseguradas aos seus integrantes.
A entidade deseja debater o campo de atuação da categoria e uma forma de viabilizar a votação da PEC 534/02, que amplia as competências das guardas municipais, pelo Plenário da Casa. De autoria do Senado, essa Proposta de Emenda à Constituição autoriza as guardas municipais a atuar na proteção da população. Atualmente, a instituição pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais.
O relator da proposta, deputado Lincoln Portela, defende a discussão do tema. “O tema proposto é indubitavelmente relevante para a população brasileira, tendo em vista o momento crítico em que se encontra a segurança pública nacional”, afirmou o parlamentar.
De acordo com números fornecidos pela ONG, atualmente, são mais de 1.150 municípios brasileiros com serviços prestados pelas guardas municipais. A entidade informa, também, que a categoria é formada por 130 mil profissionais representados em mais de 60 entidades classistas, entre sindicatos, associações e ONGs.
O seminário será transmitido ao vivo pela internet no site da WEBCÂMARA.
Íntegra da Proposta
Assessoria de Imprensa da Comissão de Legislação Participativa
Blog do GCM Valdecir de Mangaratiba RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário