Durante um mês, em medida de experimentação, as armas serão utilizadas nos sete terminais de ônibus da Capital.
A partir desta quarta-feira,
Esse equipamento, de acordo com nota informativa da Prefeitura, emite ondas "T" (semelhantes à onda cerebral) e paralisa o infrator, que permanece lúcido, mas não consegue controlar o próprio corpo. Ainda segundo a nota, o disparo não provoca lesão e nem hematoma, mas imobiliza o infrator por tempo suficiente para a sua detenção.
Cada disparo da pistola deverá ser registrado por um programa, o que possibilita uma verificação periódica da utilização e permite a avaliação e a realização de auditorias por parte do setor de armarias.
Até o momento, 200 guardas municipais teriam sido capacitados para utilizar a Taser e outros mil receberiam treinamento, ministrado por um instrutor certificado e diplomado pelo fabricante.
Durante um mês, em medida de experimentação, as armas serão utilizadas nos sete terminais de ônibus da Capital, sendo uma pistola por local. Após os 30 dias, a Prefeitura pretende fazer uma avaliação e, em seguida, elaborar um planejamento para a utilização do equipamento em determinados tipos de ações e locais de atuação da Guarda Municipal.
Foram adquiridos 50 equipamentos pela Guarda Municipal, autorizados pelo Ministério da Defesa e através de convênio com o Ministério da Justiça, que deve doar mais 300 pistolas para a GMF.
Redação O POVO Online com informações da GMF
Fonte: opovo.com.br
Imagem da Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário