Translate

29 de julho de 2011

Anastácio sedia Curso Nacional de Segurança Pública com participação de projeto Patrulha Mirim

Na próxima semana, entre os dias 1° e 5 de agosto, o município de Anastácio sediará o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, que tem o objetivo de capacitar os profissionais de Segurança Pública e a comunidade civil, aproximando-os e fortalecendo esse vinculo para reforçar a segurança na sociedade.

O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP-MS) em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SEJUSP-MS) e traduz a nova filosofia de trabalho da PM, que é a “Polícia Comunitária”.

O prefeito Douglas Figueiredo destaca a importância do evento, que trará uma nova visão à comunidade e aos policiais que participarão. “Este curso oportuniza uma aproximação maior entre a comunidade, a Administração Municipal e os policiais, onde juntos, discutiremos as novas vertentes de trabalho para proporcionar cada vez mais segurança e tranquilidade para as nossas famílias. Para nós, isso é um policiamento comunitário e humanizado”, explicou o prefeito.

Para o município de Anastácio, o curso é de extrema valia, pois além de aproximar a comunidade com a polícia, ainda dará embasamento para que os participantes do Município se organizem e formem um Conselho Comunitário de Segurança, para atuar junto à Administração Municipal e Polícias Militar e Civil.

Dentre os 65 inscritos no curso nacional, de Anastácio já estão confirmadas as participações de representantes das Secretarias Municipais de Obras, Cultura, Educação, Departamento Municipal de Trânsito, Conselho Tutelar, Fórum, presidentes das Associações de Bairros, Policiais militares, civis e militares do 9ºBECmb.

A aula inaugural será no dia 1º de agosto às 7:30h no Centro de Convenções ‘Prefeito Cláudio Valério da Silva’, e nos dias 2 a 5 de agosto continuarão no auditório da Câmara Municipal de Anastácio. Ainda, durante o curso, haverá aula prática em que os alunos poderão conhecer a verdadeira função de um promotor de segurança pública.

Durante as atividades da capacitação serão abordados temas como: direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança. As temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública.

Patrulha Mirim

Anastácio sediará a última edição do Curso Nacional realizado este ano em Mato Grosso do Sul. Além disso, o comprometimento do município ainda se fará maior, com a participação do projeto social, educacional e de policiamento comunitário “Patrulha Mirim”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com o 2º Pelotão da PM de Anastácio.

Os patrulheiros mirins farão a recepção dos convidados e participantes do curso nacional e ainda atuarão no cerimonial do evento, cujo encerramento, no dia 05, contará com a presença de lideranças do Estado.

Além da participação na organização do curso nacional, a Patrulha Mirim, ainda neste mês de julho se destaca novamente como referência para outros municípios do Estado.

Isto comprova-se na apresentação da Patrulha Mirim para as autoridades do município de Batayporã, que aconteceu na última quarta-feira, 27. Batayporã quer iniciar o projeto e está ‘espelhando-se’ no de Anastácio.

A Patrulha Mirim de Anastácio têm marcado presença na participação em grandes eventos do Município e até do Estado. O projeto recebeu uma ‘injeção’ de investimentos do prefeito Douglas Figueiredo neste ano, ao entregar aos patrulheiros um prédio reformado e ampliado para servir de quartel do projeto. Além disso, devido ao seu potencial o projeto Patrulha Mirim, do município de Anastácio, conquistou junto o Governo do Estado e Comando Geral da PMMS uma viatura.

Por Redação Pantanal News/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Anastácio


Foto:Luiz Carlos da Silva


Publicado em: http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=73831

Nenhum comentário:

Postar um comentário