Translate

16 de fevereiro de 2012

Lindemberg chega ao fórum para o último dia do júri

Sentença do acusado de 12 crimes será conhecida nesta quinta-feira
Lindemberg Alves chegou ao Fórum de Santo André, no ABC paulista, às 8h24 desta quinta-feira (16), para o último dia do seu julgamento. Ele deixou o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, onde passou a noite, por volta das 7h40.   
Nesta quinta, o futuro do acusado de 12 crimes, entre eles o cárcere e assassinato de Eloá Cristina Pimentel, será definido por seis homens e uma mulher escolhidos como jurados. Este último dia do julgamento irá começar com os debates entre acusação e defesa. A promotoria vai querer mostrar que o réu é “mentiroso” e “não sente dor” pela morte de Eloá, ocorrida em outubro de 2008. O assistente de acusação José Beraldo diz acreditar que Lindemberg pegará mais de 60 anos de prisão e será condenado por todos os crimes dos quais é acusado. 
- Vamos mostrar tudo, inclusive que ele é mentiroso. Em dado momento, ele disse que deu tiro na Eloá quando ouviu estrondo e viu que ela estava se levantando. Mas o laudo mostra um tiro de cima para baixo. Ela estava deitada. E ele diz que não se lembra de ter atirado na Nayara, o que é mentira também, porque ele atirou, viu que ela, pobrezinha, mostrou o rosto ao ver a sua colega vitimada e ele deu um tiro no rosto da menina.
Segundo Beraldo, a acusação verificou que “não há arrependimento, amargura, sentimento de dor, nem perda” da parte de Lindemberg. 
- Ele tenta se justificar pedindo perdão a mãe, isso não basta.
Já para o jurista Luiz Flávio Gomes, o trabalho da promotoria não será tão fácil assim, pois a defesa de Lindemberg foi muito bem feita no depoimento dele. De acordo com Gomes, ao confessar parte da culpa, o réu conseguiu ganhar a confiança dos jurados para a negação dos outros crimes.
- Ele admitiu parte da culpa e negou parte, além de pôr em dúvida se o tiro que atingiu a Nayara partiu dele. A autodefesa foi muito competente, ele conseguiu articular muito bem o que falou.
O jurista diz acreditar que a promotoria terá que se esforçar durante sua argumentação para desconstruir a ideia que Lindemberg passou de que não teve a intenção de matar Eloá, o que pode ser um atenuante para seus atos.
Apesar de dizer que a condenação do réu é certa, Gomes preferiu ser cauteloso ao falar sobre a pena que ele pode pegar. 
- A jurisprudência aponta que esses crimes podem resultar em 30 ou 40 de pena, mas isso é a juíza que vai decidir de acordo com o entendimento dela. 
Nesta quinta, o julgamento está previsto para começar às 9h com os debates entre acusação e defesa. A acusação falará primeiro, com uma hora e meia para demonstrar sua tese. Em seguida fala a defesa, também por uma hora e meia. Depois disso, se quiser, a acusação pode pedir uma réplica de mais uma hora que, se ocorrer, terá de ser obrigatoriamente seguida por uma tréplica da defesa, também por 60 minutos. 
Só depois disso, os jurados deixarão a sala do fórum onde ocorre o julgamento e se reunirão a portas fechadas para definir se Lindemberg é culpado ou inocente. Após a votação, a sentença definida e lida pela juíza Milena Dias. 
(R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário